Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Camarguices indica: 3 Clássicos para ler nas férias!

O meu curso da graduação cobra muito de mim e eu não tenho tanto tempo quanto eu gostaria para me dedicar aos livros, porém, quando eu estou de férias, como agora, eu aproveito para ler bastante, pensando nisso eu resolvi indicar para vocês três clássicos que são bons para ler nas férias e que se correr dá tempo de ler tudo antes de fevereiro (que no meu caso é quando voltam as aulas), espero e aproveitem e boa leitura. 


1- Memórias Póstumas de Brás Cubas


Esse é o típico livro que você começa a ler por obrigação, literalmente, e acaba amando. Eu estava na época do vestibular e essa era uma leitura obrigatória da tão temida FUVEST, pois bem, comecei a ler cheia de marra, odiando cada palavra e de repente tudo mudou, mentira, na verdade o livro foi me ganhando aos pouquinhos e quando eu percebi estava amando e super envolvida com a história.
O livro vai contar a história do Brás Cubas, um cadáver autor e não um autor cadáver, que, por estar entediado, resolve contar a trajetória da sua vida, ele vai contar sobre seus privilégios, o meio em que vive (sempre muito irônico, faz diversas criticas a elite da época), seus amores e dissabores. 
E, ai, tudo nesse livro é maravilhoso, quando você entende o porquê do ritmo escolhido pelo autor tudo faz sentido, é sensacional e é justamente por conta desse ritmo de narrativa que eu aconselho que ele seja lido nas férias, você vai precisar, talvez, de um pouco mais de tempo para se apegar ao personagem e se adaptar ao fluxo narrativo e aproveitar essa história maravilhosa que inaugurou o Realismo aqui no Brasil pelo mestre Machado de Assis. 

"A franqueza é a primeira virtude de um defunto, pois na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças, obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência. "


“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.”



2- Lolita



AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH PORQUÊ EU NUNCA TINHA LIDO ESSE LIVRO ANTES? HEIN?
Eu li esse livro o ano passado e me arrependi (por vários motivos), muito, de não ter lido mais cedo (não tão mais cedo, vocês entenderam).
Vamos lá, esse clássico da literatura mundial vai contar a história do Humbert Humbert, desde a sua infância (onde conhecemos sua primeira "lolita", sim, houve uma antes!) até a vida adulta onde ele conhece a Dolores (uma criança de 12 anos) e narra a sua, paixão, doença e de como isso vai influenciar a vida das pessoas a sua volta. 
A todas as pessoas que assistiram ao filme, fica aqui registrado o meu apelo para que vocês leiam o livro, porque eles são muito diferentes e eu não acredito que alguém que após a leitura da obra ainda defenda esse tipo de relação. Outro ponto para quem vai ler: saiba que o Humbert Humbert não é um narrador confiável, ele está escrevendo esse livro em um julgamento (não sabemos ainda por qual crime) mas o fato é que ele escreve para justificar todos os seus atos, portanto, desconfie de tudo.
Além disso tudo, e de forma alguma menos importante, esse livro é lindo, apesar de tudo, poéticoVladimir Nabokov escreve de uma forma incrível, pode fazer o teste ai na sua casa, agora, pegue o livro e abre em qualquer página, leia um parágrafo qualquer e sinta, é lindo, qualquer frase dele dentro desse livro é poética e simplesmente linda. 


“Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado. Lo-li-ta: a ponta da língua toca em três pontos consecutivos do palato para encostar, ao três, nos dentes. Lo. Li. Ta.”

"Eu seria um hipócrita se dissesse - e o leitor um tolo se acreditasse- que o choque de perder Lolita me havia curado da pedofiliaMinha maldita natureza não podia mudar, por mais que mudasse meu amor por Lô."



3-  O Príncipe




Esse aqui é outro clássico da literatura nacional que todo mundo deveria ler, no mínimo, uma vez na vida, mas no atual cenário político brasileiro acredito que ele seja ainda mais importante. 
Nesse livro Maquiavel criou um manual de como os reis, segundo ele, deveriam se portar e traz diversos "guias de comportamento" com conselhos para que o reino prospere cada vez mais. 

"Chegamos assim à questão de saber se é melhor ser amado do que temido. A resposta é que seria desejável ser ao mesmo tempo amado e temido, mas que, como tal combinação é difícil, é muito mais seguro ser temido, se for preciso optar."


E ai, quando desses já leu? Te convenci a ler algum? 

Um comentário:

  1. Quero muito ler Lolita. Espero conseguir esse ano!💙

    atraidospelaleitura.wordpress.com

    ResponderExcluir

Bem vindo e obrigado por comentar <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...