Páginas

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Trechos de: A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

Acabei de ler A Sutil Arte de Ligar o F*da-se do Mark Manson agorinha e já separei os meus trechos preferidos para postar aqui no blog. Eu gostei muito desse livro, apesar de achar ele radical e com uma vibe meio autoajuda e talvez por isso eu tenha demorado um pouco mais de tempo para concluir a leitura, maaas, vale super a pena, recomendo muito. 





"A beleza do pôquer é  que, embora a sorte esteja sempre envolvida, ela não determina os resultados a longo prazo. Uma pessoa pode receber uma mão horrível e vencer alguém com uma mão sensacional. A pessoa que recebe boas cartas tem uma probabilidade maior de ganhar, é claro, mas no final das contas, o vencedor é determinado pelas - sim, você acertou- escolhas que faz ao longo do jogo
Eu vejo a vida da mesma forma. Todos recebemos cartas aleatórias ao início do jogo, alguns, cartas melhores. E, embora seja fácil nos fixar no que está na mão e sentir que nos ferramos, na verdade, o jogo está nas escolhas que fazemos com essas cartas, nos riscos que decidimos correr e nas consequências com as quais escolhemos viver. Quem, de maneira consistente, faz as melhores escolhas diante das situações que se apresentam acaba ganhando no pôquer, e na vida. Não necessariamente quem tem as melhores cartas."

"Negar sentimentos negativos só os aprofunda e prolonga, levando a problemas emocionais sérios. Positividade constante é uma forma de fuga, não uma solução válida para os problemas da vida - sobretudo porque esses problemas podem revigora-lo e motiva-lo se os valores e medidas corretos forem aplicados.
É simples: as coisas dão errado, pessoas cometem erros, acidentes acontecem. Tudo isso deixa a gente na merda. E tudo bem. Sentir-se mal é um componente imprescritível na saúde emocional. Negar sentimentos ruins é perpetuar problemas em vez de soluciona-los."

"Outro problema da euforia é que ela vicia. Quanto mais dependemos dela para sentirmos uma melhora em nossos problemas ocultos, mais recorremos a tal recurso. Assim, quase tudo pode se tornar um vício, dependendo do motivo pelo qual é usado. Todos temos nossos métodos preferidos para entorpecer a dor causada pelos problemas, e não há nada de errado nisso, desde que sejam usados em doses moderadas. Quando evitamos e mais entorpecemos, mais doloroso será quando finalmente confrontarmos nossos problemas."

"A verdadeira felicidade só se dá quando você descobre quais problemas gosta de ter e resolver. "

"Os problemas nunca acabam; eles apenas são substituídos e/ou atualizados."

"Assim como a dor física, a dor psicológica indica que há um desequilíbrio, que algum limite foi excedido. E, também como a dor física, a psicológica nem sempre é indesejável ou de todo ruim. Em certos casos, passar por dores emocionais ou psicológicas pode ser saudável ou mesmo necessário. Assim como bater o dedão nos treina para esbarrar menos em mesas, a dor emocional provocada por rejeição ou fracasso nos ensina evitar os mesmos erros do futuro."

"Se você estiver sempre dando importância demais para tudo quanto é coisinha (a nova foto que seu ex postou, as pilhas do controle remoto que acabaram de novo, a promoção de sabonete liquido que você perdeu), é bem possível que sua vida esteja um marasmo e você não tenha nada legítimo com que se importar. Esse é seu verdadeiro problema. Não o sabonete líquido, não o controle remoto."

"A ideia não é fugir das merdas. É descobrir com qual tipo de merda você prefere lidar."

"Preste atenção: você vai morrer um dia. Eu sei que é meio óbvio, mas só queria dar uma refrescada na sua memória. Você e todo mundo que você conhece estarão mortos em breve. E, no curto período entre o agora e o dia da sua morte, você só pode se importar com uma quantidade limitada de coisas. Bem poucas, na verdade. Se sair por ai se importando com tudo e todos sem critério algum. vai acabar se ferrando."

"Tudo que vale a pena na vida só é obtido ao superar o sentimento negativo associado a ele."

"Dai a importância de ligar o foda-se. É isso que vai nos salvar, nos fazendo aceitar que o mundo é uma doideira e que tudo bem, porque sempre foi assim e sempre será. "

"Há um ditado que diz: "Cão que ladra não morde". Um homem confiante não precisa provar que é confiante. Uma mulher rica não tem necessidade de convencer ninguém de que é rica. Ou você é ou não é. E se você passa o tempo todo sonhando em ser alguma coisa, está inconscientemente reforçando a mesma realidade: você não é."

E você, qual foi seu trecho preferido desse livro?

Um comentário:

  1. Muito bom! Meu livro tbm ficou todo marcado por causa dessas e de outras citações que, verdde seja dita, são ótimos tapas na cara!

    ResponderExcluir

Bem vindo e obrigado por comentar <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...