Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Meus Trechos Preferidos: "A Extraordinária Garota Chamada Estrela"


L
i esse livro a pouco tempo e eu amei, tem vários trechos legais e eu separei os meus favoritos. 

" Para Eileen, minha Estrela, e para Loren Eiseley, que nos ensinou que mesmo enquanto somos, estamos nos tornando. 
E para Sonny Liston." 
( Quando o livro começa com uma dedicatória assim, pode ficar feliz que vem coisa boa por ai )

"Ela ria quando não havia piada. Dançava quando não havia música.
Não tinha amigos, embora fosse a pessoa mais amigável da escola.
Em  suas respostas na aula, frequentemente falava de cavalos marinhos e estrelas, mas não sabia nada sobre futebol.
Dizia que na casa dela não havia TV.
Ela era  era fugaz. Ela era hoje. Ela era amanhã. Ela era o aroma mais suave da flor de um cacto, a sombra fugidia de uma coruja marrom."

" Estava me sentindo de tudo quanto é jeito de uma só vez, e todos terminavam no toque da mão dela em meu ouvido ... "
( Essa parte define bem a gente quando estamos apaixonados né? )

"Aquele foi o começo de um período que virou um borrão quando tento me lembrar dele. Incidentes pareciaam se suceder e se misturar. Eventos se transformaram em sentimentos, sentimentos se transformaram em eventos.
Cabeça e coração são historiadores contraditórios." 
(Posso pensar em alguns momentos da minha vida em que eu descreveria exatamente da mesma forma)

" (...) Ela é uma de nós, mas de uma maneira mais radical. Ela é como nós, mais do que nós mesmos somos. Ela é, eu acho, quem realmente somos. Ou fomos."
(Não tenho como descrever a forma que eu me senti lendo isso, é tão bom quando um livro nos da um tapa na cara assim né )

" E foi algo maravilhoso de ver, e maravilhoso de estar no meio: nós, sapos da lama, estávamos acordando por toda parte. Fomos inundados por pequenas atenções, por pequenos gestos, palavras. Gentilezas que pensávamos estar extintas ganharam vida. Durante anos, estranhos entrepassavam taciturnamente pelos corredores. Agora, nós nos olhávamos, sorríamos. Se alguém tirava um A, os outros comemoravam junto. Se alguém torcia o tornozelo, os outros sentiam a dor. Descobrimos a cor dos olhos um dos outros." 

(Quando eu falo que esse livro não é brincadeira. .. Eu me apaixonei por essa narrativa, como se todos os alunos fossem um, a analogia com os sapos foi demais ( só quem ler o livro vai entender certinho), o jeito que ele descreve os alunos me lembrou o jeito que o Aluísio de Azevedo descreve " O Cortiço") 


" Ela era uma luz flexível, brilhava em cada esquina do meu dia.
Ela ensinou-me a refletir. Ensinou-me a rir. Meu senso de humor sempre havia sido suficiente pra todo mundo; mas, por ser tímido e introvertido, eu o mostrava com moderação: eu era sorridente. Na presença dela, eu joguei a cabeça para trás e ti alto pela primeira vez na vida." 
(Imagina que isso aconteceu com você, imagina que alguém joga a cabeça para trás e ri alto pela primeira vez na vida e isso por sua causa, não porque você caiu e foi engraçado pra caramba, mas porque a pessoa se sentiu a vontade na sua presença para simplesmente ser ela mesma, isso é muito foda, me da vontade de vontade de ser uma Estrela na vida de alguém)

" Ela abraçava seus livros. A bolsa de lona de girassol tinha sumido. O rato tinha sumido. O ukulele tinha desaparecido. Ela girou lentamente para que eu pudesse inspecioná-la, boquiaberto e atônito. Nada dodo, nada diferente que eu pudesse ver. Ela parecia iguala uma centena de outras garotas da escola.
 Estrela tinha desaparecido em um mar de eles, e eu estava muito animado. Ela deslizou um pedaço de chiclete para dentro da boca e mastigou ruidosamente. Piscou para mim. Esticou a mão e encostou em meu queixo, do jeito que minha avó faria (...) "
( É nessa hora que você fica triste e tem vontade de socar a carra do Leo) 

"Eu acho que de vez em quando chega alguém que é um pouco mais primitivo do que o resto de nós, que está um pouco mais próximo de nossas origens, mais em contato com as coisas das quais somos feitos." 

" O eco de sua risada é o segundo nascer do sol com o qual eu acordo."

E vocês, gostaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo e obrigado por comentar <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...