Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

O que achei: Pequenos incêndios por toda parte, Celeste Ng

Shaker Heights é uma cidade em Ohio onde tudo é planejado, as casas, as ruas, as escolas e as famílias. Quando Mia, que nunca criou raízes em lugar nenhum, decide ficar lá permanentemente com sua filha Pearl (na casa da Sra.Richardson, como inquilina), as coisas começam a mudar.
Os quatro adolescentes Richardson e Pearl se tornam muito próximos (alguns mais que outros) e o passado misterioso de Mia acende uma faísca na experiente (porém acomodada) jornalista Sra. Richardson. 

"Para o pai ou a mãe, um filho não é só uma pessoa: um filho é um lugar, tipo Nárnia, um vasto e eterno local onde o presente que se está vivendo, passado de que se lembra e o futuro pelo qual se anseia coexistem. "




Essa é uma história basicamente sobre dramas familiares, temas como ciúme entre irmãos, proteção excessiva dos pais e rebeldia na adolescência são tratados nessa história, mas também são abordados assuntos mais sérios, como xenofobia e planejamento familiar (incluindo aborto e barriga de aluguel).
A narrativa é um tanto confusa, eu fiquei com a sensação de que todos os personagens narram tudo ao mesmo tempo, os pontos de vista vão mudando e é preciso estar bem atento para não perder os detalhes, na  edição que eu li (e-book) o livro tem 192 páginas, e posso dizer que até a metade do livro eu ainda não tinha entendido muito bem sobre o que era a história, o fato de a história ser trabalhada em cima de uma metáfora (os pequenos incêndios por toda parte) também não ajuda (e ao mesmo tempo torna o título e a forma como esse elemento  é usado dentro da história genial).
Acredito que esse é um daqueles livros que precisa ser lido mais de uma vez para ser entendido, mas eu com certeza não vou repetir essa leitura. Esse livro não foi pra mim, sério, considero meu ritmo de leitura rápido, mas eu me arrastei muuuuuito durante essas quase duzentas páginas e quando ainda faltavam cerca de sessenta páginas considerei (seriamente) abandonar a leitura, mas eu insisti porque precisava saber se algo (alguma coisinha que seja) iria acontecer em Shaker Heights. 
Agora, depois de ter acabado o livro durante a madrugada, ter dormido e refletido, sei que valeu a pena.

POSSÍVEL SPOILER POSSÍVEL SPOILER POSSÍVEL SPOILER POSSÍVEL SPOILER POSSÍVEL SPOILER POSSÍVEL SPOILER POSSÍVEL SPOILER POSSÍVEL SPOILER

As últimas páginas são sensacionais, ao mesmo tempo em que vemos a Elena julgando da pior forma possível todos os passos da Mia (sobra até para a Pearl) conseguimos ver a explicação por trás de todas as atitudes dela (da Mia) e dói ver o quanto um julgamento errado pode quebrar uma pessoa. 
A lição de "Pequenos incêndios por toda parte" que ficou para mim foi de que ninguém conhece ninguém, as vezes julgamos uma pessoa por seu modo de se vestir, pelo seu estilo de vida, seu humor e suas escolhas mas nós não sabemos o que está por trás de tudo isso, nós nunca sabemos as batalhas que os outros estão travando e ás vezes a gente entende tudo errado, distorcemos (Oi Elena) completamente a história de alguém simplesmente porque não sabemos todos as versões (muitas vezes não nos interessamos em saber). 
Eu gostei desse livro, apesar dos pesares, mas não amei (não mesmo) e ele vai ganhar duas estrelas aqui no Camarguices.

"Lembre-se , dissera Mia, ás vezes é preciso queimar tudo e recomeçar. Depois de queimar, o solo fica mais rico e coisas novas podem crescer ali. As pessoas também são assim, sabe? Elas recomeçam. Dão um jeito."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo e obrigado por comentar <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...